Resultados provisórios das eleições no Congo indicam Félix Tshisekedi como vencedor com larga maioria

Os primeiros resultados das eleições gerais na República Democrática do Congo (RDC) começaram a ser afixados, na tarde desta quinta-feira (21), nas Assembleias de voto, os resultados indicam uma larga maioria Félix Tshisekedi em todas as mesas apuradas.

Pouco depois das 13h00, os oficiais da Comissão Nacional Eleitoral Independente (CENI) divulgaram no Institut de la Gombe os resultados da votação presidencial.

As duas Assembleias do do Institut de la Gombe publicaram primeiro os resultados da votação presidente da República e logo a seguir as listas com a expressão da vontade dos eleitores para as eleições legislativas, presidenciais e conselhos municipais.

Aproximadamente 20 mesas de voto estão nas duas Assembleias, situadas no centro político e financeiro de Kinshasa. Foi lá onde Martin Fayulu, líder da oposição, exerceu o direito de voto do que aconteceu no pleito eleitoral. Os resultados apurados em todas as mesas dão larga vantagem ao presidente Félix Tshisekedi, candidato à reeleição. 

Mesmo sem existirem sondagens fiáveis na RDC, as conversas sobre o processo eleitoral e a abordagem de analistas divulgadas pelas órgãos de comunicação social antevêem a vantagem de Tshisekedi em Kinshasa. Em outras assembleias percorridas pelo Jornal de Angola até às 15h00 tudo deixa transparecer a preferência pelo candidato no poder. 

No entanto, é prematuro fazer qualquer vaticínio, uma vez que as leituras podem ser totalmente diferentes noutros pontos do país, sobretudo no Alto Katanga, zona de grande influência do candidato Moïse Katumbe. Outrossim, o facto de a eleição ter prosseguido até às primeiras horas de hoje nas Assembleias que iniciaram a votação depois das 06h00 pode retardar a contagem de votos.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x