País vai parar: greve geral arranca no dia 20 de Março

As centrais sindicais UNTA, Confederação Sindical, CGSILA e Força Sindical anunciaram este sábado, 09, o arranque da greve geral de trabalhadores, a partir do próximo dia 20 de Março.

A declaração das centrais sindicais, lida após reunião, ontem, em Luanda, indica que a paralisação interpolada, que vai decorrer em três fases, abrange todas as instituições públicas do país e do sector privado, “que estiverem solidárias”.

Segundo os sindicatos, em causa está a insatisfação com o retorno dado pelo Executivo em relação às solicitações dos trabalhadores constantes no Caderno Reivindicativo entregue ao Presidente da República, no dia 05 de Setembro de 2023.

Dentre as razões da greve geral, está a revisão salarial para toda função pública na ordem de 250 por cento, tendo em conta o custo de vida e inflação acumulada, implementação prática dos subsídios de isolamento e instalação em todas as localidades do país e a conseguinte revisão da classificação dos municípios bem como a percentagem.

Outra solicitação é o aumento do salário mínimo nacional para 245 mil kwanzas e desagravamento do IRT na ordem de dez por cento.

A actualização dos subsídios previstos, tais como subsídio de aleitamento materno, funeral, morte, aborto e família também consta das reivindicações dos trabalhadores.

De recordar, que o Executivo angolano promete se pronunciar sobre o salário mínimo nacional, dentro de 45 dias, a contar da última quarta-feira.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x