O Instituto Nacional de Estatística (INE) começa em Junho a recrutar, em todo o País, 92 mil cidadãos que irão trabalhar como agentes de campo no Censo Geral da População e Habitação 2024, que começa em Julho, em todo o território nacional, por um período de aproximadamente 15 dias.
O Instituto Nacional de Estatística não revelou os valores a serem pagos aos agentes de campo, mas assegurou que estes serão recrutados para junto dos agregados familiares fazerem o processo de entrevistas.
Segundo o INE, várias províncias já têm fechada a sua malha cartográfica, a última etapa de preparação do censo, e que muitas outras estão a apoiar-se para a conclusão total.
O INE aponta o mau estado das vias de acesso como a maior dificuldade com que se debatem, mas assegura que para os trabalhos do Censo 2024 os agentes de campo vão contar com meios e efectivos das Forças Armadas Angolanas (FAA) para as zonas de difícil acesso.
Hernane Luís, director adjunto do Instituto Nacional de Estatística, disse à imprensa que os trabalhos estão quase finalizados.
O Censo Populacional é um processo que visa actualizar as informações sobre o número de habitantes no País, onde e como vivem, com vista à melhor planificação e distribuição dos recursos e serviços à população. O primeiro recenseamento populacional após a Independência ocorreu em 2014.