Análises laboratoriais confirmam a existência de uma peste suína no município da Humpata, província da Huíla e consequentemente o Governo proibiu o consumo de carne naquela província.
Preocupados com a situação e com vista a controlar a sua propagação, as autoridades sanitárias daquela província do Sul do país, determinaram a proibição da venda de carnes suína e os seus derivados, bem como a entrada e saída de animais vivos do município.
Acordo com o comunicado assinado pelo chefe de departamento, José Galindo Chicomo, constam “sacrifício por imposição sanitária de todos os animais da unidade de exploração afectada pela doença, com recurso a incineração de todos os suínos”, como medidas para conter o surto.
Está também determinado que devem desinfectar toda a exploração com observância rigorosa do vazio sanitário, a implementação de outras medidas sanitárias, em colaboração com o governo, de modos a evitar o alastramento da doença.
Também conhecida como febre suína ou cólera dos porcos é uma doença altamente contagiosa e frequentemente fatal dos suínos, que não oferece risco à saúde humana. É uma doença de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controlo de saúde animal, com potencial para rápida disseminação e com significativas consequências socioeconómicas.