Com mais de 8 milhões de habitantes, Luanda só tem 1.139 médicos

Manuel Varela disse durante a cerimónia provincial do Dia Nacional do Médico, no Hotel Diamante, na Zona do Bungo, orientado pelo vice-governador para o Sector Político e Social, Manuel Gonçalves, que com este número já teríamos a cobertura recomendável pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O director reconheceu que é ainda um longo caminho a ser percorrido para atingir a meta de um médico para mil habitantes, aconselhada pela OMS. “Hoje, um grupo de médicos está a fazer especialização nas áreas de Anestesiologia e Reanimação, Pediatria, Cirurgia Plástica, Ginecologia e Obstetrícia, Infecciologia, Medicina Geral e Familiar, Ortopedia e Medicina Intensiva” garantiu.

No acto provincial do Dia Nacional do Médico, Manuel Varela anunciou que o Ministério da Saúde está a preparar uma acção formativa para 38 mil profissionais, incluindo médicos, num projecto financiado pelo Banco Mundial (BM).

Actualmente, anunciou, o Gabinete Provincial da Saúde de Luanda tem inscrito 1.139 médicos. Em 2018, explicou, existiam, na província de Luanda, 936 médicos. “Anualmente, têm sido realizados concursos públicos para o ingresso regular de profissionais”, contou.

Em relação ao número de unidades sanitárias com que a província vai contar até 2027, o director do GPSL disse que são várias e estão a ser construídas no quadro do Plano Integrado de Intervenção da Província de Luanda (PIIPL), no qual constam, até ao momento, 616 projectos para o sector, com realce à construção de mais unidades sanitárias na capital do país.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x