PRÉMIO DE ARQUITECTURA E DESIGN PROMOVE EQUIDADE E RECONHECIMENTO GLOBAL PARA PROFISSIONAIS ANGOLANOS

O anúncio do Prémio de Arquitectura e Design 2024 da Fundação Brilhante aconteceu na última sexta-feira, no hotel Continental Horizonte em Luanda. Este galardão pretende incentivar arquitectos, designers, comunidade e sectores da indústria a partilharem os seus projectos, e assume-se com vontade de ser referência e um dos prémios mais prestigiados do mundo da Arquitectura e do Design em Angola.

O Prémio foi anunciado na prossecução dos objectivos da Fundação Brilhante, uma instituição de referência nacional e internacional, vocacionada para a consolidação da responsabilidade social empresarial do subsector diamantífero, e que tem como principal objectivo promover o bem-estar das comunidades.

Esteve presente a curadora e responsável pelo Gabinete Técnico de Cultura e Artes da Fundação Brilhante, Dra. Arleth Leandro, para esclarecer sobre os propósitos deste prémio que pretende promover projectos integrados e inovadores, devidamente pensados para respeitar as tradições, a cultura, as pessoas e o seu meio ambiente.

O objectivo do I Prémio de Arquitectura e Design é sensibilizar e desenvolver o sentido da responsabilidade social das empresas, dos arquitectos, dos engenheiros e das comunidades. Fazer acreditar que envolvendo todos, é possível viver num local que ofereça equilíbrio entre a necessidade vital de infraestruturas, como água, luz e saneamento básico e equipamentos sociais e culturais que promovam o são desenvolvimento físico e mental dos seus habitantes.

No primeiro ano haverá um extenso programa de palestras e debate de experiências em vários locais, como escolas e espaços habitacionais, que irão reflectir sobre as necessidades e estratégias de inclusão.

O concurso é dirigido a profissionais nacionais que vivam em Angola ou em qualquer outro território e que estejam inscritos na Ordem dos Arquitectos. O júri será composto por personalidades do panorama nacional e internacional de reconhecido mérito e prestígio nas áreas da Arquitectura e do Design.

Dos projectos a concurso sairão 3 vencedores e 3 menções honrosas. Os prémios situam-se entre 5 e os 10 milhões de kuanzas com acesso a residências artísticas ou bolsas de estudo. Os trabalhos seleccionados serão exibidos numa exposição com um catálogo conjunto.

As categorias a que os candidatos podem concorrer vão desde o Design à Arquitectura, nas áreas da Saúde e Ensino.

A criação de parcerias com diversos sectores da indústria para implementação de alguns dos projectos vencedores ou a formação como motor de geração de emprego nas áreas do Design e da Arquitectura, são objectivos que a Fundação Brilhante almeja alcançar com a criação deste Prémio.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x