O sindicato dos técnicos de enfermagem da província de Luanda estiveram reunidos esta quarta-feira, 29, em plenária, para analisar os pontos constantes no caderno reivindicativo que repousa sobre a mesa da entidade patronal, e ficou decidido que a partir do dia 11 de Dezembro de 2023, vão suspender as actividades de enfermagem.
O documento lido pelo Secretário Provincial do Sindicato, Afonso Quileba, a medida não abrange as unidades hospitalares terciários. O documento refere, por outro lado, que a suspensão vai diminuir o número de profissionais por equipa de serviço para 50%, salvaguardando os serviços indispensáveis, como banco de urgência e serviço de maternidade.
Por outro lado, o Bastonário da Ordem dos Enfermeiros, Paulo Luvualu, defende que primeiro, “o executivo deveria priorizar investimento nos hospitais primários e secundários, ao invés de capitalizar nos hospitais de especialidade”.
Luvualu pensa que “o mau atendimento não vai terminar enquanto esses hospitais estiverem relegados em último plano”, sentencia.