Rebelo de Sousa com “batata quente” na mão, governo português pode cair

Um dia após o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, apresentar a sua demissão e a mesma ter sido aceita pelo Presidente da República, a expectativa dos portugueses recai sobre qual decisão Marcelo Rebelo de Sousa poderá tomar, nomear outro primeiro-ministro ou deixar cair o governo e convocar novas eleições.

O presidente português convocou os partidos portugueses para uma reunião, que decorre desde as primeiras horas da manhã.

Para esta quinta-feira está prevista uma reunião com o Conselho de Estado português, após isso, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa deverá fazer um pronunciamento à Nação.

O primeiro-ministro de Portugal apresentou ontem a demissão ao presidente Marcelo Rebelo de Sousa. Em causa, estão buscas efectuadas pelo Ministério Público local à residência oficial de António Costa e a ministérios envolvidos em negócios de exploração de lítio em Montalegre, que culminaram na detenção de cinco pessoas, incluindo o seu chefe de gabinete, Vítor Escária.

Na sequência da investigação, o ministro das Infraestruturas de Portugal foi constituído arguido, informa o Ministério Público de Portugal.
Lisboa, 18/05/2023 – João Galamba, Ministro das Infraestruturas presta depoimento na Comissão de Inquérito à gestão da TAP que decorre na Assembleia da República.
(Reinaldo Rodrigues/Global Imagens)

O que moveu a acção, segundo a imprensa portuguesa, “está o negócio que garantiu à Lusorecursos a exploração da mina de lítio em Montalegre, apesar de a empresa não fazer parte do grupo de empresas com direito de prospeção. O processo envolve suspeitas de corrupção para beneficiar a Lusorecursos no processo atribuição da exploração da mina”.

O até então primeiro-ministro vai ser alvo de uma investigação autónoma por parte do Supremo Tribunal da Justiça daquele país por tratar-se de uma alta figura do Estado.

Em resposta, António Costa alegou que foi “surpreendido com a informação de que irá ser instaurado um processo-crime” contra ele, alegando que está “disponível para colaborar” com a Justiça:

“Quero dizer olhos nos olhos que não me pesa na consciência qualquer acto ilícito. Confio na Justiça”, afirma.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x