O Birmingham, atualmente no Championship (segunda divisão inglesa), confirmou esta quarta-feira a contratação de Wayne Rooney, que acaba de deixar o DC United, dos Estados Unidos, com vínculo para os próximos 3 anos e meio. O clube despediu segunda-feira o treinador John Eustace.
Na nota de saída de Eustace – que estava no clube há 15 meses e até tinha duas vitórias nos últimos dois jogos – o Birmingham dizia que procurava um novo treinador que seria «responsável por criar uma identidade e estilo de jogo ‘sem medo’ em todas as equipas do Birmingham».
Rooney vai começar de imediato, aproveitando a paragem do campeonato para as seleções para começar a trabalhar. «Estou radiante por entrar no Birmingham num momento tão emocionante. É muito claro que o clube tem um plano e está empenhado em concretizar a sua ambição. Estamos totalmente alinhados. Tenho desenvolvido a minha carreira colocando-me em ambientes desafiadores, para me preparar para esta oportunidade. É um projeto que me dá um propósito e mal posso esperar para começar. Vamos criar aqui uma cultura de vitória, garantiu em declarações ao site do clube.
MLS: Rooney falha playoff e sai do DC United
Antigo avançado vai regressar a Inglaterra para estar com a família… e treinar
O Birmingham ocupa a 6.ª posição do Championship, segundo escalão de Inglaterra, depois de os ‘Blues’ terem vencido o West Bromwich por 3-1.
Rooney terá como assistentes Ashley Cole, atual adjunto dos sub-21 de Inglaterra; John O’Shea, o assistente técnico da seleção da Irlanda e Carl Robinson e Pete Shuttleworth, seus adjuntos no DC United. Cole e O’Shea manterão as funções de treinadores nas respetivas seleções nacionais.
Justifica-se assim a contratação de Rooney, mas palavras do CEO Garry Cook: «Estamos muito entusiasmados com a chegada do Wayne. Quando surge a oportunidade de nomear um treinador que partilha a nossa ambição e seja ao mesmo tempo um estudioso e um grande jogador, temos de agir. Foi o que fizemos. Estamos confiantes de que montará uma equipa jovem e com espírito ofensivo que irá entusiasmar os nossos adeptos.»