19 angolanos residentes em Israel não querem regressar ao país

Apesar da guerra, 19 angolanos residentes em Israel não querem voltar no país. Dos 36 cidadãos que compõem a comunidade angolana em Israel, apenas 17 manifestaram o desejo de regressar ao país, na sequência do conflito entre os israelitas e os palestinianos.

De acordo com o embaixador de Angola naquele país do Médio Oriente, Osvaldo Varela, sete “disseram taxativamente que não querem ser evacuados, oito estão ausentes de Israel e quatro estão incontactáveis”.

Osvaldo Varela esclareceu ainda que dos quatro cidadãos angolanos “incontactáveis” três são desportistas, que se deslocaram para Israel no início da temporada que “infelizmente não contactaram a Embaixada”.

“Tomamos conhecimento da existência deles através do Jornal de Angola porque dois foram convocados pela Selecção Nacional”, referiu o chefe da Missão Diplomática de Angola

Segundo o embaixador, uma vez que o número de angolanos que desejam regressar ao país é reduzido, não há necessidade do envio de um avião do país para repatriar os mesmos. “Vamos fazer a evacuação via Portugal”, assinalou.

Em relação aos seis cidadãos não residentes que se encontravam em Israel, o diplomata fez saber que os mesmos já deixaram a cidade de Telavive e “felizmente estão a caminho de Lisboa”.

Início do conflito

O Hamas lançou, no sábado, um ataque surpresa contra o território israelita, sob o nome de operação “Tempestade al-Aqsa”, com o lançamento de milhares de foguetes e a incursão de milicianos armados por terra, mar e ar.

Em resposta ao ataque surpresa, Israel bombardeou a partir do ar várias instalações do Hamas na Faixa de Gaza, numa operação que baptizou como “Espadas de Ferro”.

Durante a incursão em território israelita, o Hamas fez mais de uma centena de reféns, civis e militares, que levou para a Faixa de Gaza.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
5 1 vote
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x