O líder interino do Gabão, General Brice Clotaire Oligui Nguema, está numa viagem diplomática pela África Central, com planos de aterrar em Kinshasa no dia 11 de Outubro para conversações com o Presidente da República Democrático Congo, Félix Tshisekedi, que procura um segundo mandato nas eleições gerais de dezembro. Nguema planeia ainda viajar para Kigali e tem Luanda na sua agenda para se encontrar com o presidente ruandês, Paul Kagame, e com o chefe de Estado angolano, João Lourenço.
De acordo com a fonte, o general, que derrubou Ali Bongo no dia 30 de Agosto, viajou recentemente para a Guiné Equatorial, onde se encontrou com o presidente Teodoro Obiang Nguema, a 17 de Setembro, e ao Congo, onde foi recebido por Denis Sassou Nguesso e Omar-Denis Junior Bongo, também conhecido como ODJB, de quem é próximo.
No dia 4 de Outubro, o líder da junta dirigiu-se a Bangui, onde foi recebido logo após a aterragem pelo Presidente Faustin-Archange Touadera, que é também o facilitador da Comunidade Económica dos Estados da África Central (CEEAC) para o Gabão. O líder da Junta, procurou dar conta da situação no Gabão sob o governo de Bongo e da corrupção da ex-primeira-dama, Sylvia Bongo, e de seu filho, Noureddin Bongo Valentin.
Embora ninguém saiba quanto tempo permanecerá à frente do Gabão, o líder golpista deseja tranquilizar os seus homólogos centro-africanos e evitar sanções e ser suspenso de organizações regionais como a CEEAC.