Oposição ganha eleições presidenciais no Senegal

O candidato da oposição do Senegal, Bassirou Diomaye Faye, é o próximo presidente do país, o presidente cessante, Macky Sall, já o felicitiu como seu sucessor, saudando “uma vitória para a democracia senegalesa”.

Tal foi depois do rival de Faye, Amadou Ba, ter cedido a corrida e apresentado felicitações. Sall não se podia candidatar por ter já cumprido dois mandatos.

Os resultados da primeira volta das eleições presidenciais, sugeriam que Faye, de 44 anos, poderia ter obtido uma maioria absoluta. As tendências anunciadas nos meios de comunicação locais deram origem a celebrações de rua por parte dos seus apoiantes na capital, Dakar.

O candidato da coligação governamental, Amadou Ba, de 62 anos, depois de considerar estes festejos prematuros acabaria por telefonar a Faye para o felicitar, disse um porta-voz do Governo aos jornalistas.

Uma transição pacífica do poder no Senegal constituiria um impulso para a democracia na África Ocidental, onde se registaram oito golpes militares desde 2020.

Algumas das juntas que tomaram o poder cortaram os laços com os tradicionais detentores do poder na região, como a França e os Estados Unidos, e voltaram-se para a Rússia em busca de ajuda na luta contra uma insurgência jihadista que se espalha pelos países vizinhos do Senegal.

Os resultados oficiais deverão ser anunciados pelo tribunal de recurso de Dakar na sexta-feira.

Muitos esperam que a votação traga estabilidade e um impulso económico ao Senegal, após três anos de turbulência política sem precedentes numa das únicas democracias estáveis da África Ocidental, que deverá começar a produzir petróleo e gás este ano.

Ba era o candidato apoiado pelo Presidente cessante, Macky Sall, que deixa o cargo após dois mandatos marcados por dificuldades económicas e violentos protestos contra o governo.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x