Nuno Alvaro Dala, Deputado à Assembleia Nacional pelo grupo Parlamentar da Unita, defende os carros que os Deputados usam são propriedade da Assembleia Nacional e que não pertencem aos eles apesar de os serem entregue não são ofertas aos Deputados, entende ainda os angolanos que os criticam fazem-o por falta de conhecimento.
“Essas críticas aos Deputados são, maioritariamente, baseadas na ignorância, no achismo, no populismo e no sensacionalismo”, defende.
Refere que oso Deputados têm direito a carro de serviço e a carro de apoio à residência. Assegura ser de lei. “Então, que seja revisada a lei”, escreveu nas redes sociais num debate em que a população manifesta-se decepcionada com a Unita que esperavam que negassem os novos carros dados aos Deputados.
Por outro lado, o antigo revu, afirma que “o problema se coloca em quem decide o tipo, a marca, cilindrada e nível de segurança dos carros, onde compra, como compra e os valores envolvidos. É isto que os cidadãos devem questionar. Não é discutir o falso problema de <se o Deputado deve ou não receber carro>”, insiste.
Na sua opinião os cidadãos ficam presos num ‘loop’ que lhes impede de questionar os benefícios dos três poderes, e questiona por que só os dos Deputados é que são discutidos na praça pública.
“Os ministros, secretários de Estado e governadores; os juízes e procuradores vão trabalhar de trotineta, bicicleta ou motorizada? Quantas vezes ministros, secretários de Estado, governadores, juízes, procuradores etc. trocam de carro no espaço de 1 ano? Os Deputados não têm subsídio de combustível, não têm cartão de combustível, não têm cartão recarregável de 20 milhões de kwanzas/mês como os ministros e secretários de Estado. Então, por que será que os cidadãos xinguilam, por assim dizer, <apenas> diante da Assembleia Nacional?”, questiona.