CENI contra “tudo e todos” e declara Félix Tshisekedi presidente reeleito do Congo

Apesar das contestações e manifestações dos candidatos e da população da República Democrática do Congo (RDC), a Comissão Nacional Eleitoral (CENI) declarou a reeleição de Félix António Tshisekedi Tshilombo, 60 anos, para um segundo mandato de cinco anos.

O anúncio foi feito ao meio da tarde deste domingo, no centro Bosolo, em Kinshasa, por Denis Kadima, presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CENI). “Foi eleito a título provisório o candidato N. 20, Félix Tshisekedi, 13.215.365 votos”declarou Denis Kadima. Os números equivalem 73,34% do total de votos válidos. Na segunda posição, com menos de milhões de votos ficou classificado Moïse Katumbi, ex-governador da província de Katanga.

Considerado um dos homens mais influentes da RCD, Katumbi mereceu a preferência de 3. 258.538 do eleitorado activo, perfazendo 18,08% dos votos. Conforme deixava antever a tendência da votação Martin Fayulu ficou na terceira posição, com 960.478 mil votos.

Os números muito inferiores aos da pleito eleitoral passado em que perdeu o candidato, até então considerado líder da oposição, perdeu para Félix Tshisekedi por uma diferença de cerca de milhão de votos.

De acordo com a CENI, cerca de 18 milhões de congoleses exerceram o direito de voto, evidenciando uma taxa de participação de 43% dos eleitores inscritos.

Durante a campanha eleitoral, que decorreu de 19 de Novembro a 18 de Dezembro Félix Tshisekedi fez 53 comícios em diferentes nas 26 províncias da RDC.

A proclamação dos resultados deve ser feita no dia 10 de Janeiro pelo Tribunal Constitucional, depois de analisar os eventuais recursos e irregularidades encaminhados à instituição.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x