O preço do saco de 50 quilogramas de cimento disparou consideravelmente nas últimas semanas no mercado informal, saindo, pela primeira vez, desde o início da crise económica em Angola, de 3.400 kwanzas para 5.500. Há denuncias de que a produção dos próximos seis meses já está comprada nas fábricas.
Os revendedores dizem que houve um aumento de preço deste produto nas cimenteiras, daí a justificação da subida galopante do saco nos mercados. Os preços actuais do saco de cimento está a afugentar e reduzir consideravelmente o número de clientes nos mercados.
Alguns revendedores contam que o negócio já não está a ser rentável, atendendo aos custos que têm com os transportes e os arrendamentos dos armazéns para a conservação do produto.
O saco de cimento de 50 quilogramas mais caro no mercado paralelo é o 42,5 (referência) da Cimangola, que custa 5.500 kwanzas.
Segundo revendedores e clientes, este preço era até aos meses de Junho/Julho impensável, visto que o preço variava entre os 3.300 a os 3.800 kwanzas. No mês passado, contam, o saco disparou para preços entre os 4.100 e os 4.650 kwanzas, e agora está a custar entre 4.900 e 5.500 kwanzas.