O Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Benguela, deteve quatro cidadãos, com idades entre 27 e 51 anos, implicados nos crimes de Furto de Água da Rede Pública e Falsificação de Documentos, ocorridos nos municípios do Lobito e Catumbela.
Três dos detidos são vietnamita, capturados no município do Lobito, nos bairros Caponte e Lobito-Velho, onde efectuavam ligações clandestinas do ramal da rede pública de água para os seus estabelecimentos de fabrico e comercialização de gelo em cubo.
No município da Catumbela, foi igualmente detido um cidadão angolano, de 27 anos de idade, implicado nos mesmos crimes. “Este procedeu à ligação directa de uma electrobomba à conduta de água da rede pública, sem qualquer contador, tendo ainda apresentado recibos falsificados de pagamento, causando prejuízos à empresa fornecedora”, lê-se no comunicado do SIC que a Lenguluka.net teve acesso.
Na sequência das acções, foram apreendidos 494.460 kwanzas, provenientes das vendas ilícitas, e seis electrobombas utilizadas nas ligações clandestinas.