Uma mulher, de 28 anos de idade, residente no município do Lobito, província de Benguela, deu à luz, no último sábado, 06 de Julho, na Maternidade do Lobito, a uma criança resultante de uma gravidez ectópica, onde o bebé chegou até ao nono mês com vida no abdômen da sua progenitora.
Segundo a Directora da Maternidade do Lobito, Celina Vika, “a parturiente foi atendida pelo centro médico Domingos Gaspar com o diagnóstico de rotura uterina”.
Após a triagem, acrescente o responsável, a equipe médica concluiu que o bebé não estava no útero, pois a cabeça estava afetada ao fígado, as pernas e a placenta junto ao intestino.
Para a Administradora Municipal do Lobito em exercício, Angélica Simões, não é recorrente existir um bebé saudável que nasce fora do útero no município.
O governante também aproveitou o ensino para felicitar a equipe médica da maternidade, pela pronta intervenção e sucesso na realização do parto de uma gestão compartilhada. A menina apelidada de “Victoria” chegou ao nono mês saudável, sem nenhuma má formação congénita, com mais de três quilos.
Refira-se que, a gravidez ectópica é uma condição caracterizada pela fixação e desenvolvimento do embrião fora do útero, podendo ocorrer nas trompas de falópio, ovário, colo do útero e cavidade abdominal.