Hamas aceita cessar-fogo poucas horas depois de Israel iniciar evacuação de Rafah

O Hamas aceitou no início desta noite a proposta de cessar-fogo apresentada pelo Egipto e pelo Qatar. A posição foi tornada pública pela liderança do grupo em comunicado. Segundo um alto funcionário do grupo que governa a Faixa de Gaza, o acordo implica um cessar-fogo, a reconstrução de Gaza, o regresso dos deslocados e troca de prisioneiros.

Por sua vez, o governo israelita, que iniciou a evacuação de Rafah, onde estão mais de 2 milhões de deslocados palestinos, e instalado importante batalhão do Hamas, ainda não comentou a nova opção do grupo com quem trava uma guerra desde Outubro do ano passado.

Entretanto, um alto quadro militar israelense disse à Reuters que o seu entendimento é de que haja ”um estratagema com a intenção de fazer com que Israel pareça ser o lado que recusa um acordo”.

De referir que, desde a primeira trégua em Novembro, o Hamas tem recusado todas as propostas de cessar-fogo, e a sua mudança expontânea de posição, numa altura em que Israel prepara-se para um incursão de larga escala em Rafah, cria várias suspeições sobre se o grupo não pretende apenas salvar vivo o batalhão que possui em Rafah, e criar fôlego para novas incursões.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x