Os deputados e representantes da Palestina, que participam na 147ª Assembleia Geral da União Interparlamentar (UIP), abandonaram a sala em que decorria a abertura do certame, esta segunda-feira, 23, em Luanda, por entenderem que o discurso do presidente cessante da UIP, Duarte Pacheco, foi tendencioso, quanto ao conflito que envolve Israel e o grupo terrorista Hamas, radicado na Palestina.
O protesto do grupo da Palestina, ocorreu na sala principal do certamente momentos depois do discurso de Duarte. No entato, garantem que não vão abandonar a conferência interparlamentar, porque “nós temos boas relações com a Angola que acolhe a actividade”, disse o representante do grupo.
No entanto, Duarte afirma que “o conflito não é de Israel contra Palestina vice-versa, mas, é contra um grupo terrorista, que se não for eliminado, qualquer dia, pode invadir um outro país, como Portugal ou Angola”, por isso, considera de normal afirmação do Primeiro Ministro israelita Nantaniau quando orienta os militares que “esta luta é luta das vossas vidas, se não matarem vai vos matar”, disse, Benjamim Nantaniahu, durante a visita que fez as tropas na frente de batalha.