O Petro de Luanda está pela segunda vez consecutiva na final da Basketball Africa League (BAL) depois da vitória por 96-74 frente ao Al Ittihad do Egipto, nesta quarta-feira, 11, na SunBet Arena, em Pretória, na segunda meia-final.
Caso consigam revalidar o título, passam a ser a equipa com mais troféus conquistados nas cinco edições já realizadas. A final será no sábado, contra o Al Ahli Tripoli da Líbia, que derrotou, por 84-71, o APR do Rwanda.
A partida começou de forma muito frenética, com tácticas semelhantes, velocidade e entrega dos jogadores de parte a parte, com uma toada de alternância no marcador, mas com ligeiro ascendente da equipa angolana.
Os petrolíferos venceram o primeiro quarto por 25-22, numa altura em que o extremo-poste Patrick Gardner se destacava nos ressaltos, impedindo que a equipa egípcia conseguisse capturar segundas bolas após lançamentos. O segundo quarto trouxe um Petro mais esclarecido. Em resposta, o Al Ittihad subiu as linhas no sentido de encurtar os espaços e dificultar a circulação de bola.
Ainda assim, não impediu os campeões angolanos de saírem em vantagem ao intervalo, por 67-52. Os detentores do título obtiveram a maior diferença pontual no parcial do terceiro quarto (22-12) e, para tal, bastou gerir a vantagem com tranquilidade e deste modo carimbar a passagem à final.
Após colocar um fim no ciclo de sete vitórias consecutivas do Al Ittihad na presente edição da BAL, o Petro chega motivado e confiante rumo a mais uma conquista inédita.