Mais de 80% dos cidadãos beneficiados do programa de habitação nas diversas centralidades do país, não pagam pelos imóveis em que vivem de acordo com o Director Geral do Instituto Nacional da Habitação, Pedro Silva, e assegura que até Setembro passarão a ser despejados.
De acordo com o responsável que falava, nesta quinta-feira, 15, aos jornalistas, à margem da reunião de contribuições sobre os problemas do sector no país, a fase de sensibilização dos cidadãos para o pagamento vai até Setembro próximo.
“Depois do fim do prazo, seguir-se-á a fase coerciva, em que os incumpridores serão levados ao tribunal, que por sua vez decidirá os despejos, conforme previsto na Lei”, afirma.
Este é um dos temas abordados na Reunião com os delegamos municipais da Habitação da província de Luanda, promovida pelo Instituto Nacional da Habitação.
Pedro Silva avançou ainda que na próxima quinta-feira terá lugar uma segunda reunião, desta vez com a banca, para debater a problemática do financiamento, no âmbito no Aviso 10 do Banco Nacional de Angola. Referiu que a Taxa de 7% é vista como elevada, o que tem dificultado o andamento dos projectos, a prática que a taxa esteja entre os 1% e 3%.