O Instituto Nacional de Avaliação, Acreditação e Reconhecimento de Estudos do Ensino Superior (INAAREES) apresentou, nesta terça-feira, os resultados da avaliação externa de 115 cursos de Ciências da Saúde ministrados em 49 instituições do Ensino Superior do país e foram reprovados cerca de 60 cursos entre os quais todos cursos do ISIA e da UNIBELAS.
Segundo o INAAREES, 63 dos 115 cursos avaliados são ministrados em Luanda e quarenta e dois nas demais províncias do país.
De acordo com o Director Geral do INAAREES, Jesus Tomé, as razões que estiveram na base da não acreditação dos 60 cursos são fundamentalmente por não possuírem desempenho qualitativo e quantitativo satisfatório.
O responsável avança que as instituições públicas e privadas não conseguiram pontuar em termos de corpo docente, Currículos, extensão e infra-estrutura.
O INAAREES apresentou em Março passado, os resultados do processo de avaliação externa e acreditação do ensino superior, abrangendo 30 cursos de saúde e outras ciências, onde foram avaliados cursos ministrados em várias instituições de ensino superior.
Dos 30 cursos avaliados, apenas 7 receberam acreditação, entre eles o curso de Medicina da Universidade Mandume ya Ndemufayo, os cursos de medicina e enfermagem da Universidade Jean Piaget de Angola e os cursos de Enfermagem, Fisioterapia e Odontologia da Universidade Privada de Angola.
Entretanto, os cursos acreditados terão uma certificação válida por até 2 ou 3 anos, enquanto os não acreditados terão um prazo de 2 anos para melhorias, sob o risco de suspensão ou encerramento.