As entidades detentoras de domínios no país têm até ao dia 31 do mês de Agosto para procederam o registo junto do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), em Luanda. Sendo que os domínios que até dia 31 deste mês não forem registados serão desactivados.
O objectivo, de acordo com o Director Geral do INFOSI, André Mpumba Pedro, é garantir a segurança dos dominios e proteger a soberania digital de Angola, homologada internacionalmente no dia 27 de Junho de 2024.
André Mpumba Pedro, que falava esta sexta-feira em Conferência de Imprensa, referiu que a decisão surge para atender a orientação da IENA, entidade internacional tutela a internet a nível do mundo, sobre a tomadas de melhores práticas que visem regularizar o mercado nacional.
Segundo o responsável, em função disso o INFOSI tomou a iniciativa de ter sob sua tutela, todos os domínios de Angola, acções iniaciadas a 26 de Junho “justamente para garantir maior segurança na utilização deste bem que se chama domínios”.
Disse ainda que ao longo do desenvolvimento do CCPLD o INFOSI foi debatendo-se com empecilhos, referindo-se a domínios que terminam com .ao, que entretanto estava fora do controlo do governo angolano.
“E naturalmente, Angola sendo um país com soberania digital adquirida, contactamos os nossos parceiros internacionais no sentido de que os domínios com terminação .ao fossem legalmente atribuidas a zonas de gestão de Angola, agora homologadas pela IENE”, disse. Por outro lado, lembrou que os preços variam de cinco a 30 mil kwanzas anuais.