Continua a haver um fosso gigante entre a importação e a exportação dos denominados produtos da diversificação económica. As importações do PRODESI valem 11,7% do total das compras lá fora, enquanto as exportações são quase irrisórias. Seis anos depois, PRODESI não descola.
Produtos do PRODESI valem apenas 0,3% das exportações angolanas
Seis anos depois da criação do Programa de Apoio à Produção, Diversificação das Exportações e Substituição das Importações (PRODESI), a venda ao estrangeiro de produtos da produção nacional continua muito abaixo das expectativas, já que no I semestre deste ano foram exportados produtos da diversificação económica no valor de 51,2 milhões USD, representando uma queda de 4% face ao período homólogo.
Trata-se de produtos que constam no decreto presidencial n.º 23/19 de 14 de Janeiro, que define os 55 produtos de produção nacional no âmbito do PRODESI, em que a Administração Geral Tributária (AGT) compila mensalmente os valores e produtos exportados e importados.
Do lado das exportações, apesar de ser um valor muito baixo para as expectativas que se foram criando ao longo dos anos, a verdade é que os valores mais do que duplicaram face ao período em que a AGT deu início à compilação destes dados.
Só para se ter uma ideia, em 2020, ano base da AGT, no I semestre foi exportado um total de 24,8 milhões USD em produtos PRODESI, o que significa que face a esse ano, no I semestre de 2024 a exportação cresceu 106%. Ainda assim, é um crescimento sobre uma base muito baixa, um indicador de que ainda há muito para fazer para cumprir o objectivo de diversificar a economia nacional.
As embalagens de vidro são hoje a mercadoria mais exportada, ainda que as vendas lá para fora tenham caído 18% para 10,8 milhões USD no I semestre. Seguem-se os sumos e refrigerantes, cuja exportação mais do que triplicou para 5,1 milhões USD. Já o clínquer, matéria-prima utilizada na produção de cimento, fecha o pódio dos produtos PRODESI mais exportados, ainda que a sua exportação tenha caído 56% para 4,9 milhões USD (ver tabela).
Também tendo em conta dados da AGT sobre as exportações angolanas, incluindo petróleo, diamantes e outros, Angola exportou 18.272,7 milhões USD em mercadorias no I semestre. Contas feitas, os 51,2 milhões de produtos do PRODESI valem apenas 0,3% do total das exportações angolanas.