O projecto “Muito mais que mulher” juntou histórias de mulheres inspiradoras para promover a igualdade de género e o empoderamento das mulheres em Angola, são mulheres que, contra todas as probabilidades, superaram barreiras e evoluíram no âmbito profissional, demonstrando a força e a resiliência feminina.
O projecto é promovido pela Tv Cabo Angola, que capturou os vários percursos numa série de depoimentos gravados, e que estão disponíveis no seu canal do YouTube.
Entre as mulheres inspiradoras, Margareth começou o seu percurso profissional como ajudante num salão de beleza, viu além do seu contexto imediato e procurou profissionalizar-se, embarcando numa jornada de formação que, passados anos, culmina em breve com a licenciatura em Fisioterapia. Entre trabalho, apoio à família, e ainda voluntariado, Margareth está prestes a começar pôr em prática o seu sonho.
Já Edna, por sua vez, transformou os duros anos como assalariada na resiliência para a criação do seu próprio espaço, primeiro na “zunga” e mais tarde com a venda de perucas e acessórios próprios, às mães das colegas da sua filha, para financiar seu sonho.
De acordo com Francisco Ferreira, director geral da Tv Cabo Angola, o objectivo desta actividade é dar a conhecer ao público em geral estas histórias, que celebram as conquistas destas mulheres corajosas mas, acima de tudo, servem também como uma chamada de atenção para importância do empoderamento feminino em todas as esferas da sociedade.
“As mulheres angolanas estão activamente envolvidas em uma variedade de ocupações, desde a liderança de pequenos e grandes negócios, até ao cuidado diário dos seus lares e famílias que, nem sempre, é devidamente valorizado. Ao celebrar a diversidade de papéis das mulheres angolanas, a TVCABO Angola reafirma o seu compromisso na promoção da igualdade de género e o reconhecimento do valor intrínseco de todas as mulheres”, afirma.