Os Presidentes da UNITA Adalberto Costa Júnior e do Bloco Democrático (BD) Filomeno Vieira Lopes lamentam a decisão tomada por Abel Chivukuvuku, presidente do PRA-JA, de ter abandonado a Frente Patriótica Unida (FPU).
Os dois presidentes reuniram nesta quarta-feira (21) para analisar a situação do país assim como o futuro da plataforma criada pelos três partidos para ao partido no poder
“Os presidentes felicitam a confirmação em partido do PRA-JA com a realização do seu Congresso Constitutivo e tomam nota com pesar da sua decisão de abandonar unilateralmente a FPU, suspendendo os Acordos e Proclamação firmados”, lê-se no comunicado com a Lenguluka.net teve acesso.
O documento refere ainda que a FPU surgiu em 2021, e no seu quarto ano, como plataforma congregadora do eleitorado angolano para as eleições de 2022, continua a ser a expressão colectiva e catalisadora para a mudança, tendo por expoente o Grupo Parlamentar da UNITA(GPU).
Adianta que os Presidentes Adalberto Costa Júnior e Filomeno Vieira Lopes, Coordenador Geral e Coordenador Geral Adjunto, respectivamente, exprimem a sua total confiança na FPU, como a via capaz de agregar os angolanos na conquista das vitórias, nos pleitos eleitorais que se aproximam.
“Os Presidentes fazem fé que este sentimento é partilhado pela maioria dos patriotas angolanos que constituem a Sociedade Civil angolana pelo que reafirmam o seu compromisso com a unidade de todas as forças vivas da sociedade no sentido de se encontrar soluções de luta contra o Regime e pela salvaguarda do Estado de Direito Democrático”, pode ler-se.