Abel Chivukuvuku foi eleito presidente do partido político PRA-JA Servir Angola, durante o 1.º Congresso Constitutivo da força política, com expressivos 98% dos votos válidos.
A eleição decorreu no âmbito dos trabalhos do Congresso, que teve início ontem e vai até quinta-feira, sob o lema “Institucionalizar e fortalecer para ser Governo em 2027”.
A votação começou às 15h45, logo após a pausa para o almoço, e teve a participação de 675 delegados devidamente credenciados. Abel Chivukuvuku, que concorreu pela lista B, foi o primeiro a votar, seguido do seu oponente, Francisco Mateus Canga.
De acordo com os dados finais da votação, Abel Chivukuvuku obteve 660 votos, enquanto Francisco Canga somou apenas 11 votos, o equivalente a 1,5%. Foram ainda registados três votos nulos e um voto em branco.
Na sua primeira intervenção, após o anúncio da vitória, o presidente do PRA-JA reafirmou o compromisso de formar Governo após as próximas eleições. “Vamos trabalhar para crescer, fortalecer o partido e transmitir ao povo que todo o sofrimento que vive hoje terá fim, quando o PRA-JA for Governo, em 2027”, disse.
Já o candidato derrotado reconheceu a necessidade de melhorias internas na organização partidária. “O partido ainda enfrenta desafios internos que vão desde a falta de democracia interna ao amiguismo”, criticou.
O Congresso Constitutivo do PRA-JA Servir Angola marca uma etapa decisiva na consolidação da agremiação, que foi legalizada há apenas sete meses, após um longo processo de impugnações judiciais. Durante o Congresso, os delegados vão, ainda, eleger os vice-presidentes, aprovar os órgãos estatutários definitivos e traçar a estratégia eleitoral para as Eleições Gerais de 2027.