José Filomeno dos Santos “Zenu”, filho do antigo Presidente de Angola, já está livre e solto para viajar depois de decidir aceitar o indulto presidencial e levantar n (28) o seu passaporte, que estava em posse do Tribunal Supremo desde 2018 quando foi condenado no caso 500 milhões de dólares.
Zenu negou em Janeiro a amnistia de João Lourenço, com a justificação de que aceitar este “perdão” seria admitir culpa por um crime que diz não ter cometido e pelo qual foi condenado. Com este recuo o antigo presidente do Fundo Soberano de Angola, está completamente livre para circular sem quaisquer restrições dentro e fora do país.
“No cumprimento do despacho nº 5123 dos presentes autos, procedemos à entrega de três passaportes… em que é titular o cidadão José Filomeno dos Santos, que havia sido apreendido nos presente autos”, lê-se no termo de entrega do TS, emitido nesta quinta-feira.
No entanto, não se sabe as razões que levaram o filho de José Eduardo dos Santos mudar de ideia e ter aceitado o perdão de João Lourenço.