Foi detido um empresário e consultor na Empresa China Huashi Group ( H&S), por supostamente estar envolvido no caso dos 7 mil milhões de kwanzas da AGT, que já conta com mais de cinco pessoas detidas.
Acusado de ter acesso ilegítimo ao Sistema de Informação e falsidade informática, Associação Criminosa e Peculato, e de apresentar indícios fortes do seu envolvimento no esquema fraudulento de pagamentos por compensação, relativamente ao reembolso do IVA, foi detido pelo Serviço de Investigação Criminal, através da sua Direcção Nacional de Combate aos Crimes Informáticos, em coordenação operativa com o Gabinete de cibercrime da PGR, SINSE e demais órgãos operativos de especialidade.
“As investigações prosseguem em torno deste complexo processo, para o total esclarecimento deste esquema fraudulento”, escreveu o SIC numa nota que a Lenguluka.net teve acesso. Adiantou, por outro lado, que cumpridas todas as formalidades, o cidadão detido será presente ao Ministério Público para trâmites legais subsequentes.