O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky admitiu pela primeira vez que seu país pode ceder terras temporariamente à Rússia em troca da proteção de um “guarda-chuva da OTAN” e acabar com a guerra.
“Se quisermos parar a fase quente da guerra, devemos tomar sob o guarda-chuva da OTAN o território da Ucrânia que temos sob nosso controle”, disse Zelensky em uma entrevista à Sky News.
Os comentários representam uma mudança considerável da sua posição. Kiev disse anteriormente que continuaria a lutar contra a Rússia até que a Ucrânia retornasse às suas fronteiras internacionalmente reconhecidas, que incluem as quatro regiões anexadas por Vladimir Putin em 2022, bem como a Crimeia.
A mudança acontece enquanto Donald Trump se prepara para assumir o cargo com a promessa de acabar com a guerra no “primeiro dia”. Enquanto isso, o apoio a um acordo de paz também está crescer.
“É isso que precisamos fazer rápido, e então a Ucrânia poderá recuperar a outra parte de seu território diplomaticamente”, clama. Acrescenta ainda “Precisamos muito [da proteção da OTAN], senão [Putin] vai voltar. Senão, como vamos chegar a um cessar-fogo? Então, para nós, é muito perigoso.”, avisa.