O MINTTICS passa, a partir de agora, a ter o controlo e a gerir o sistema Core CCTLD, software de desenvolvimento domínio Digital “AO”, foi lançado, esta quarta-feira, pelo Instituto de Serviços Electrónicos e Tecnológicos de Angola.
O ministro Mário Oliveira assegura que o novo sistema do CCTLD do país vai permitir desenvolver o controlo e gestão do domínio “AO” que é o sufixo da presença de Angola na Internet e que passa, a partir de agora, sob tutela e gestão do MINTTICS (Ministério das Telecomunicações e Tecnologias de Informação e Comunicação Social), através do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade de Informação (INFOSI).
Avança ainda, que o lançamento desse sistema vai permitir, monitorizar e gerir os endereços electrónicos registados na zona “ao”, inibir os registos de domínios protegidos, homologação prévia das entidades registadoras do domínio na zona e gestão dos legítimos titulares dos endereços registados.
Mário de Oliveira considera assim, cumprido os compromissos assumidos, há um ano, no que diz respeito à transformação de domínios “ao” numa actividade dinâmica no país, contribuir para o aumento da empregabilidade dos jovens no mercado da internet, entre outros.