Ministra da Saúde acusada de atrasar salários para descontar os que aderiram à greve

A ministra da Saúde, Silva Lutucuta, está ser acusada por funcionários do seu ministério de ter mandado atrasar propositadamente o salário do mês de Março dos trabalhadores do Ministério da Saúde (MINSA), que deveriam ter sido pagos na semana passada, para que sejam aplicados, descontos a todos que aderiram à greve geral da função pública.

Fontes do MINSA que solicitaram anonimato contaram ao NJ que os salários já estavam em processamento no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), quando, de repente, a ministra Sílvia Lutucuta mandou suspender o seu pagamento, com o objectivo de aplicar os respectivos descontos nos ordenados dos funcionários grevistas.

O Sindicato Nacional dos Médicos de Angola (SNMEA) apela aos profissionais da saúde para que não se deixem intimidar e assegura que vai intentar um processo-crime contra o MINSA caso os descontos sejam efectuados este mês.

Segundo os funcionários da saúde, que citam a Lei Geral do Trabalho, os descontos do mês de Março deveriam ser feitos apenas no mês de Abril, visto que no período da greve, de três dias, as folhas salariais já se encontravam encerradas e prontas a serem lançadas nas contas bancárias.

Os denunciantes contam que a ministra Silva Lutucuta ordenou, numa reunião realizada na semana passada, ao director nacional do Recursos Humanos (RH) do Ministério da Saúde, João Baptista Monteiro, que pressionasse todos os directores das unidades sanitárias para que enviassem as faltas dos funcionários grevistas ainda esta semana.

Entretanto, este responsável, por sua vez, tem estado a ameaçar os directores dos hospitais para enviarem com urgência os nomes dos funcionários que aderiram à greve, com as respectivas faltas, sob pena de serem exonerados.

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x