PR a autoriza kilape dos EUA para projectos de energia em Laúca e Catete

O Presidente da República, João Lourenço, assinou um decreto a autorizar um kilape de mais de 900 milhões de dólares vindo do banco de exportação e importação dos Estados Unidos da América, EXIMBANK, para financiar a construção das centrais fotovoltaicas de Laúca, em Malanje, e Catete, na província de Luanda.

No decreto assinado a 29 de Setembro, o Presidente da República autoriza o crédito de 705, 3 milhões de dólares para financiar estes projectos, ao que acresce cerca de 202,1 milhões USD para despesas sobre exposição a risco.

O dinheiro emprestado pelo EXIMBANK norte-americano vai ser usado nos contratos de empreitada, que compreendem o desenvolvimento e a concepção de projecto de engenharia, construção, supervisão e testes de funcionamento destas duas centrais fotovoltaicas, com capacidade para produzir 400 MW e 104 MW respectivamente.

As obras, que são descritos no corpo do decreto nº 230/23, de 29 de Setembro como estruturantes do Ministério da Energia e Águas, vão ser garantidos pelas empresas Sun África LCC, OMATAPALO – Enenharia e Construção e Omatapalo Inc, num total global de 735,8 milhões USD.

No total, o empréstimo do EXIMBANK dos EUA vai ser de 907,4 milhões USD e será assinado pela financeira ING Capital LCC, na qualidade de agente do EXIMBABK.

Caberá à ministra das Finanças, Vera Daves, assinar este acordo pela parte de Angola, que é um dos mais importantes financiamentos dos EUA no país e é já fruto da nova realidade estratégica que une Luanda e Washington, como o Presidente João Lourenço tem vindo a afirmar em diversas oportunidades, especialmente depois da Cimeira EUA-África em Dezembro de 2022, em Washington.”

What’s your Reaction?
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
+1
0
0 0 votes
Classificação da Postagem
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Top
WP Radio
WP Radio
OFFLINE LIVE
1
0
Would love your thoughts, please comment.x
()
x