A Fazenda “Filomena”, vai produzir no município do Panguila, província do Bengo, 1,9 milhões de frangos por ano, de acordo com o director administrativo e dos assuntos governamentais, Abdo Kassir, durante a inauguração daquela unidade fabril.
Com mais de cinco hectares de área total, oito naves para com uma capacidade de abate de 240 mil aves em 45 dias, o que dá 1,9 milhões de frangos por ano, o director frisou que se está numa fase muito importante na produção com a marca “Frangos da Banda”. O responsável adiantou que foi construída uma estrutura de alto padrão, com o objectivo de apostar na qualidade dos produtos.
Abdo Kassir disse que os frangos serão comercializados a grosso e a retalho, assim como as coxas, peito de frango, asas e outras partes da ave. “Temos planos para criar ração animal com o excedente da nossa produção. A maioria da nossa matéria-prima vem de Angola, nada é importado”, disse.
Reduzir as importações Na ocasião, a governadora provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba, disse, durante a inauguração da nnidade de abate e comercialização de carne de frango da fazenda “Filomena”, que o projecto vai promover empregos e reduzir as importações.
A governadora frisou que este projecto poderá ser expandido a nível nacional, e resolver o problema da autosuficiência alimentar, principalmente de proteína animal. O projecto, um investimento de capital estrangeiro, está avaliado em 17 milhões de euros até à conclusão da segunda fase.